SJ repudia pressão sobre trabalhadores da RTP em greve

COMUNICADO

O Sindicato dos Jornalistas não pode deixar de mostrar grande preocupação com os vários relatos de pressão por parte da empresa sobre quem está a fazer greve.

Apesar de não ter sido o SJ a marcar esta paralisação, está solidário com os Sindicatos que decidiram adotar esta forma de luta e revê-se nos motivos evocados para a fazer.

O processo de reenquadramentos foi a gota de água de um ciclo de falta de transparência na administração da empresa, que tem deveres acrescidos de prestação de contas por se tratar de uma empresa do sector empresarial do Estado, financiado exclusivamente com o dinheiro dos contribuintes.

O SJ repudia todas as formas de pressão, coação e mesmo chantagem que estão a ser denunciadas pelos trabalhadores que aderem à greve e está ao lado de todos os Sindicatos da empresa na defesa do direito inalienável dos trabalhadores de demonstrarem o seu descontentamento com a condução da empresa.

O SJ marcou para quinta-feira um plenário de jornalistas, e será consequente com a vontade dos associados, não excluindo a marcação de uma greve, se for essa a vontade destes profissionais.

O respeito de todos por todos é condição fundamental para que a RTP continue a prestar um serviço público de excelência.

A Direção

Partilhe