SJ repudia intimidação a jornalista do Zerozero

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudia, em absoluto, a intimidação e abuso verbal a que foi sujeito um jornalista do Zerozero, após a cobertura noticiosa da final da Taça da Liga masculina de futsal, por parte de elementos da equipa técnica do Sport Lisboa e Benfica.

É importante que a equipa técnica do referido clube perceba que não são aceitáveis este tipo de ações de intimidação, estas tentativas de condicionar o trabalho dos jornalistas. É também fundamental que o Sport Lisboa e Benfica condene publicamente a violência verbal da equipa técnica, garantindo que episódios como este não se repetirão.

O desporto deve ser espaço de ética, de fair-play, nunca campo para se canalizarem frustrações contra quem está apenas a cumprir o dever de informar. O clube já terá admitido junto do ZeroZero que lamenta o sucedido, mas pela gravidade da situação era fundamental que essas desculpas fossem tornadas públicas.

O SJ manifesta solidariedade ao jornalista, quer destacar o seu profissionalismo e a forma como respondeu a um clima de intimidação após um jogo de futsal e por isso sublinhamos a sua exemplar conduta, que nos faz lamentar que, mais uma vez, seja o mensageiro responsabilizado, insultado e acossado por eventos e acontecimentos de que não foi autor. Não foi o jornalista (ou qualquer jornalista) que esteve na quadra por qualquer equipa, nem este agiu de qualquer forma que não a do costume: fazendo o seu trabalho.

Partilhe