SJ rejeita informação produto branco

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) promoveu hoje, 24 de Julho, uma acção de rua para sensibilizar a opinião pública para as graves consequências que a eventual promulgação do Estatuto do Jornalista terá para o pluralismo e a liberdade de informação. A iniciativa constou da distribuição de um pequeno saco contendo tiras de papel de jornal, com um rótulo alertando para o perigo da “informação produto branco” que o novo diploma ameaça potenciar.

Antes da distribuição pública das embalagens prevenindo contra as “criações jornalísticas uniformizadas”, uma delegação do SJ foi recebida por um representante da Casa Civil da Presidência da República, a quem fez entrega do novo material informativo.

No rótulo das embalagens distribuídas o SJ avisa os cidadãos de que a “nova Lei não garante o direito do público à informação e é uma ameaça à qualidade da democracia”.

É o seguinte o texto, na íntegra, da etiqueta dos sacos contra a “informação produto branco”:

Criações jornalísticas uniformizadas

Gostava que as notícias dos jornais, da televisão, da rádio e mesmo as disponíveis na Internet fossem todas iguais? Pois com o Estatuto do Jornalista, que espera a promulgação pelo Presidente da República, vem aí a informação-produto-branco: menos jornalistas a criar para mais publicações; informação mais uniformizada; pontos de vista e ângulos de análise menos diversificados. Porquê? Porque a nova Lei autoriza as empresas a reutilizar o trabalho dos jornalistas em todos os órgãos que possuam.

O Sindicato dos Jornalistas avisa os cidadãos de que a nova Lei não garante o direito do público à informação e é uma ameaça à qualidade da democracia.

Partilhe