SJ promove o Ciclo de Sensibilização sobre o Burnout

Decorre em janeiro de 2023, por iniciativa do Sindicato dos Jornalistas em parceria com a Federação Europeia dos Jornalistas (FEJ), o Ciclo de Sensibilização sobre Burnout (Esgotamento Profissional). A iniciativa visa consciencializar os jornalistas para as questões da saúde mental dentro das redações, a partir de 3 sessões com especialistas de diferentes áreas.

O ciclo começa já a 14 de janeiro com uma sessão sobre Proteção Laboral, deveres e direitos dos jornalistas numa situação de burnout do ponto de vista legal. Para esta conversa o SJ receberá o advogado Filipe Lamelas, especialista em questões laborais. Esta será a única sessão acessível tanto de forma presencial como remotamente. As inscrições para participação na sessão abrem a 3 de janeiro.

A segunda sessão está agendada para 21 de janeiro, Liliana Dias, psicóloga especialista em burnout. Com ela aprenderá a proteger a sua saúde mental do stress e da ansiedade rotineiras. Esta sessão será integralmente presencial e as inscrições abrem a 16 de janeiro.

Para finalizar este ciclo de consciencialização, um workshop de Escrita Criativa para Saúde Mental será ministrado por Susana Magalhães a 28 de janeiro, também de forma presencial, na sede do Sindicato dos Jornalistas. Inscrições a partir de 23 de janeiro.

Todas as sessões são GRATUITAS e necessitam de inscrição prévia.

Associe-se ao SJ e assine a newsletter para receber informações em primeira mão.

O ciclo, que já ofereceu formações na área do podcast e do jornalismo digital, além de promover este ciclo de consciencialização e uma conferência sobre o tópico, é organizado pelos coordenadores do projeto “Building Resilient Journalists”, promovido em parceria com a FEJ, Isabel Nery e João Miguel Rodrigues.

Partilhe