SJ pede esclarecimentos à ERC sobre registo de sites de desinformação

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) pediu esclarecimentos à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre o registo de sites de desinformação e propaganda como “informativos”.

Segundo o Diário de Notícias de 27 de janeiro, a ERC registou como “publicação periódica de informação geral” um site que se apresenta como “jornal diário online”, mas que não tem qualquer jornalista e é um dos 47 sites sob vigilância no projeto “Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais”, do MediaLab do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa.

No atual contexto comunicacional, o SJ considera que é imperioso tratar de forma diferente o que é diferente e tudo fazer para não contaminar o jornalismo e a verdade dos factos com conteúdos falsificados e manipulados para fins ideológicos duvidosos.

O SJ entende que a ERC, enquanto regulador do setor da comunicação social, tem especial responsabilidade no combate à desinformação, devendo zelar por uma informação fidedigna e de qualidade.

O SJ tem participado no esforço de combater através do projeto Literacia para os Media e Jornalismo, que, em conjunto com a Direção Geral da Educação, já formou uma centena de professores em todo o país e que este ano voltará a fazê-lo no Continente e nos Açores.

Partilhe