SJ participa em conferência sobre liberdade de expressão

O Sindicato de Jornalistas foi convidado para conferência internacional sobre o papel dos média no combate aos discursos de ódio e os efeitos da crise na qualidade do jornalismo.

Realiza-se esta semana em Paris a conferência “Stand Up for Free Expression – Raising our Voice against Intolerance and Racism”, cujo objectivo é o de discutir os desafios que se colocam à liberdade de expressão, o efeito de acontecimentos públicos extremamente violentos e o papel da comunicação social no combate aos discursos de ódio e ao racismo.

O encontro de dois dias, 31 de Março e 1 de Abril, é organizado pela Federação Internacional de Jornalistas e por três estruturas sindicais francesas (SNJ, SNJ-CGT e CFDT). O Sindicato de Jornalistas portugueses, membro da FIJ, foi convidado a participar e estará representado pelo secretário da Direcção Bruno Horta. No último dia será aprovada uma declaração conjunta.

A conferência, que assinala também a reunião bianual de sindicatos de jornalistas da região do Mediterrâneo, procura reflectir sobre os efeitos das políticas de austeridade na qualidade e independência do trabalho jornalístico, assim como a cobertura de acontecimentos relacionados com o “terrorismo” e os estereótipos étnicos em torno deste tema.

O programa da conferência encontra-se em anexo.

Partilhe