SJ não se pronuncia sobre mudança na Direcção da RTP

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) esclareceu hoje, 28 de Dezembro, que não se pronuncia nem delegou em ninguém apreciações sobre a demissão do Director de Informação da RTP e o substituto indigitado pela Administração, por ser matéria da competência do Conselho de Redacção.

Em comunicado, a Direcção do SJ demarca-se de declarações de uma dirigente de outro sindicato e sublinha que, em situações excepcionais, o SJ assume de forma clara e inequívoca as suas próprias apreciações e posições e não as delega noutras organizações ou porta-vozes”.

O comunicado do SJ é do seguinte teor:

O SJ e a demissão do Director de Informação da RTP

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) foi surpreendida com notícias atribuindo a uma porta-voz dos sindicatos representativos dos trabalhadores na empresa Rádio e Televisão de Portugal (RTP, SA) apreciações à demissão do Director de Informação da RTP – Serviço Público de Televisão, Paulo Ferreira, e à indigitação, para o mesmo cargo, do jornalista José Manuel Portugal.

2. Não tendo conferido mandato a ninguém – nem podendo fazê-lo – para se pronunciar sobre alterações na Direcção de Informação da RTP, o Sindicato dos Jornalistas demarca-se de forma inequívoca das referidas declarações e apreciações em causa.

3. No respeito escrupuloso pela organização e representação interna dos jornalistas e pelas competências dos conselhos de redacção, o SJ não costuma – nem lhe cabe – pronunciar-se sobre desempenho, demissões ou escolhas de directores feitas pelas empresas, seja em que empresa for.

4. Em situações excepcionais, o SJ assume de forma clara e inequívoca as suas próprias apreciações e posições e não as delega noutras organizações ou porta-vozes. Foi o que aconteceu relativamente a graves afirmações do Director de Informação da RTP agora cessante, em relação às quais o SJ não subscreveu o comunicado de outros sindicatos, tendo tomado a sua posição autónoma sobre o assunto (comunicado de 4 de Novembro passado).

5. Nestes termos, o SJ declara respeitar a decisão do jornalista Paulo Ferreira, que se abstém de comentar, e remete exclusivamente para o Conselho de Redacção da RTP as apreciações que este entenda fazer sobre a escolha feita pela Administração.

Lisboa, 28 de Dezembro de 2013

A Direcção

Partilhe