SJ integra plataforma LEME

Plataforma LEME - Literacia e Educação Mediática em Linha

A plataforma LEME – Literacia e Educação Mediática em Linha é um instrumento de literacia mediática gratuito que tem por objetivo combater a desinformação e está pronto a ser utilizado por escolas e cidadãos.

A plataforma LEME integra conteúdos áudio, imagens, jogos, planos de atividade e vídeos que podem ser utilizados pelos professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, como ferramentas de literacia mediática.

Apresentada pelo Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Média, Nuno Artur Silva, a plataforma leme.gov.pt foi concebida por um grupo de trabalho constituído por professores, investigadores, jornalistas, bem como por pessoas ligadas a várias entidades, como a Universidade do Minho, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e das Empresas, o Sindicato dos Jornalistas, a Direção Geral da Educação e o Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.

A LEME tem por objetivo combater o consumo acrítico de conteúdos veiculados pela internet. A ferramenta agora aberta ao público, gratuitamente, permite ajudar a descodificar aquilo que é de facto informação, certa e confirmada, daquilo que é a desinformação.

Partilhe