SJ insta Federação e Liga a tomarem medidas para segurança dos jornalistas

Direção repudia agressões e roubos de que foram alvo alguns jornalistas no jogo Benfica-FC Porto de sábado. Foi também apresentada participação à IGAI.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena as agressões e os roubos de que foram vítimas alguns jornalistas no desempenho das suas funções, no âmbito do Benfica-FC Porto de sábado, tendo manifestado o seu repúdio junto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol, exigindo que sejam adotadas medidas que garantam a segurança dos jornalistas. Com objetivo idêntico foi também enviada carta à Inspeção-Geral da Administração Interna.

Em cartas enviadas aos presidentes daquelas duas entidades e à IGAI, o SJ faz saber que, num contexto de obstáculos à liberdade de informação e num clima global de agravamento da violência nos estádios portugueses, uma vez mais dois jornalistas em serviço foram agredidos e dois microfones foram furtados, no último sábado, durante o jogo Benfica-FC Porto, relativo à 27ª jornada da Liga NOS.

A Direção do Sindicato dos Jornalistas considera o episódio inqualificável e exige, da parte da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional uma ação concertada com as autoridades, no sentido de serem assacadas responsabilidades no caso concreto e devidamente garantidas as condições de segurança dos profissionais de Comunicação Social nos recintos desportivos.

A Direção do Sindicato dos Jornalistas reafirma a sua disponibilidade para colaborar em todas as iniciativas que visem garantir a integridade física dos jornalistas em funções e o respeito pelo direito à informação, constitucionalmente protegido.

Notícia atualizada a 06/04/2017.

Partilhe