SJ defende reflexão sobre papel do Estado na comunicação social

Sindicato dos Jornalistas foi recebido em audiência pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na segunda-feira, dia 25.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) defendeu, em audiência com o Presidente da República na segunda-feira, a necessidade de refletir sobre o papel do Estado no setor da comunicação social, sublinhando que o jornalismo não pode ser apenas encarado como um negócio, pois é, sobretudo, um serviço público.

Marcelo Rebelo de Sousa, que recebeu, no Palácio de Belém, uma delegação do SJ composta pela presidente da Direção, Sofia Branco, e pela presidente do Conselho Deontológico, São José Almeida, demonstrou abertura para promover essa reflexão, agregando todos os intervenientes do setor.

Marcelo Rebelo de Sousa revelou-se “muito preocupado” com a atual “insegurança” no setor da comunicação social e manifestou o seu apoio à posição conjunta da Direção e do Conselho Deontológico, divulgada recentemente, sobre o clima de agressividade e violência contra os jornalistas, sobretudo em eventos relacionados com o futebol.

Nessa posição, o SJ apela a administrações e direções para não permitirem atentados à dignidade dos jornalistas, cancelando, se for caso disso, a cobertura jornalística de determinados eventos. Ao mesmo tempo, pede também aos próprios jornalistas para que não tolerem agressões físicas ou verbais.

O SJ entende que as audiências e as vendas de jornais não devem sobrepor-se à segurança e ao respeito por uma classe que está a cumprir a sua missão, constitucionalmente garantida, que é a de informar.

Partilhe