SJ convida os jornalistas a debater situação no sector e problemas da profissão

A Conferência Nacional dos Jornalistas, que se realiza na Casa do Alentejo, em Lisboa, no próximo dia 24 de Novembro, entre as 14 e as 19 horas, vai debater a situação no sector e os problemas do exercício da profissão. A abertura e condução dos trabalhos estará a cargo do jornalista Fernando Cascais.

A iniciativa, que tem como lema Jornalismo, Crises e Democracia, terá como oradores convidados os jornalistas José Carlos Vasconcelos, Orlando César e António Louçã, a quem cabe fazer a introdução aos temas da Conferência: 1 – Os jornalistas e os media na crise e a crise nos media – causas, consequências e soluções; 2 – Jornalismo, estado de necessidade e práticas profissionais – cedências e limites legais, éticos e deontológicos; 3 – Crise, ideologia e deveres do Estado – em defesa dos serviços públicos de comunicação social. O encerramento será feito por Alfredo Maia, Presidente do SJ.

Para uma melhor organização dos trabalhos, todos os interessados devem inscrever-se previamente para a apresentação de comunicações. As inscrições podem ser feitas via postal (Rua dos Duques de Bragança, 7-E – 1249-59 Lisboa), electrónica (sj@sinjor.pt), fax:213 422 583, ou pelos telefones: 213 464 354;213 467 175.

Embora o prazo de inscrição termine no dia 22 de Novembro, apela-se aos interessados para que se inscrevam com a maior brevidade possível, de preferência com a indicação dos temas em que pretendem intervir.

Recorde-se que a Conferência, convocada pelo Sindicato dos Jornalistas, é aberta a todos os jornalistas, sócios ou não do SJ, e deve constituir um espaço de participação de todos na discussão da situação nas empresas jornalísticas, as condições do exercício do jornalismo, a crise no sector e a crise económica e social, as suas causas, consequências e soluções.

Jornalistas do Norte e Centro

Para minimizar os encargos com a deslocação, a Delegação Norte do SJ está a organizar o transporte em autocarro com partida do Porto e passagem por Coimbra. A fim de cobrir este custo, será cobrada uma pequena importância.

Inscrições e informações na Delegação Norte: Rua de Fernandes Tomás, 424 – 4.º, salas 4/5 – 4000-210 Porto; telef: 225 361 211; fax: 225 103 971; e-mail: sjnorte@sinjor.pt