SJ condena agressão a fotojornalista em Braga e lembra Liga que tem respostas a dar

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena veementemente a agressão física e verbal de que foi alvo o fotojornalista Gonçalo Delgado, no estádio Municipal de Braga, no domingo, após o encontro entre a equipa da casa e o Arouca, da jornada 21 do campeonato português.

O SJ aplaude e enaltece a apresentação de queixa junto da Polícia de Segurança Pública pelo repórter fotográfico em questão, que se encontrava em serviço para o jornal O Jogo, lembrando que as agressões a jornalistas são consideradas crime público, desde março de 2018. O SJ deixa, ainda, uma palavra de solidariedade ao Gonçalo Delgado e coloca-se à disposição para ajudar e apoiar no que considere necessário.

Às autoridades competentes o SJ insta, uma vez mais, que ajam em relação a este caso concreto e, no geral, assumam atitudes mais vigilantes e preventivas e que devem ser ainda mais efectivas nos locais em que adeptos e elementos da comunicação social se cruzam.

Ao SC Braga o SJ recorda que tem responsabilidade de assegurar condições dignas e seguras de trabalho para os jornalistas em serviço nas suas instalações e imediações e apela a que entregue, às autoridades policiais, as imagens do circuito de videovigilância do estádio de forma a agilizar o processo de identificação do agressor.

À Liga Portugal o SJ reitera um pedido já feito: que se tenha em linha de conta a segurança dos profissionais da comunicação social quando se definem zonas de circulação de adeptos e jornalistas nos estádios das equipas que formam a Liga. A este propósito o SJ recorda, aliás, que propôs à Liga Portugal integrar a comissão que todos os anos vistoria os estádios para poder melhorar as condições de trabalho dos jornalistas e fotojornalistas no terreno, bem como ajudar a garantir que a sua segurança seja efetivamente salvaguardada mas esse pedido continua sem resposta.
O SJ vai avançar com um novo pedido de reunião à Liga de Clubes para abordar este e outros temas.

O SJ exorta ainda a direção do jornal O Jogo a defender o profissional em questão e a apresentar queixa, uma vez que a obstrução ao trabalho dos jornalistas é um crime tipificado no código penal português.

Partilhe