SJ apresenta oito propostas ao Congresso dos Jornalistas

Encontro realizou-se entre 12 e 15 de Janeiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) apresentou a votação oito propostas, das quais cinco foram aprovadas e três seguiram para debate. A moção apresentada pelo Conselho Deontológico foi aprovada.

Das cinco moções aprovadas, destaca-se a votação, por unanimidade e aclamação, da moção sobre precariedade nas empresas públicas e privadas, propondo fazer um levantamento e reforçar a fiscalização.

As moções sobre a alteração da composição da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), sobre a adopção de tabelas de retribuição mínimas para colaborações em regime de prestação de serviços e sobre uma reflexão sobre a ineficácia das sanções foram aprovadas por maioria qualificada.

A moção apresentada pelo Conselho Deontológico, que propõe uma reflexão sobre o actual Código Deontológico e faz duas propostas de alteração, foi igualmente aprovada.

Para debate seguiram três propostas da Direcção do SJ: sobre o reforço dos poderes dos conselhos de redacção, sobre o papel e a actuação da CCPJ e sobre o prazo e o local para realizar o próximo congresso.

Os documentos seguem em anexo, para que possam ser consultados, bem como os textos da comunicação colectiva ao Congresso da Direcção do SJ e a intervenção da presidente da Direcção, na abertura do encontro.

Partilhe