SJ apela à ação da ERC contra utilização de conteúdos não jornalísticos

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) apelou hoje à ação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra a utilização de conteúdos não jornalísticos, bem como à rejeição desta prática por parte das Direções dos órgãos de informação.

O SJ vê com elevada preocupação o aumento de situações em que as imagens (vídeo ou fotografias) e os sons usados pelos órgãos de comunicação social são cada vez mais cedidos por agências de comunicação e/ou instituições públicas e privadas, ao invés de serem recolhidos pelos próprios órgãos de comunicação social e seus jornalistas.

Nos dias de hoje, em que os recursos são escassos e as redações estão depauperadas, é preocupante que os órgãos de comunicação social optem, na maior parte das vezes, pelo caminho mais fácil, utilizando estes conteúdos cedidos, que estão longe de ser jornalísticos.

Julgamos que não é necessário evidenciar que a utilização recorrente de imagens cedidas pelas agências de comunicação, clubes desportivos, instituições públicas ou privadas é uma violação da lei, mas, principalmente, coloca em risco os postos de trabalho de inúmeros profissionais.

Este cenário ganha ainda mais gravidade pelo facto de existirem cada vez mais órgãos de comunicação social a recorrerem a despedimentos e/ou layoff dos seus jornalistas, repórteres fotográficos e repórteres de imagem.

Os exemplos são cada vez mais frequentes, há conferências de imprensa sem a presença de qualquer jornalista, apenas promovidas pelos órgãos internos da empresa em causa, que surgem, depois, plasmadas nas páginas, ecrãs e rádios como se de um conteúdo jornalístico se tratasse.

Acreditamos que a ERC, como órgão que regula o setor, tem capacidade para intervir e regular estas práticas, sensibilizando e penalizando quem as normaliza.

Partilhe