Sindicatos apresentam denúncia na ACT por falta de pagamento de salários no GMG

O Sindicato dos Jornalistas e o SITE-Norte apresentaram denúncia na ACT pela falta de pagamento dos salários de dezembro aos trabalhadores da Global Notícias. Os representantes dos trabalhadores temem que a situação se prolongue no tempo e solicitam uma averiguação inspetiva urgente às contas do GMG.

Na denúncia, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte (SITE-Norte) recordou que já tinha denunciado a falta de pagamento do subsídio de Natal, avançando, agora, com um aditamento a essa queixa.

O SJ, na denúncia apresentada, solicitou uma investigação urgente às contas do Global Media Group, pois os jornais continuam a vender-se e os comerciais continuam a faturar publicidade. O dinheiro entra, mas não chega aos trabalhadores.

Ou não chega a todos, no caso. O vencimento de dezembro foi pago apenas aos trabalhadores da Rádio Notícias, detentora da TSF, aos da Açor Media, dona da Rádio Comercial Açores e do Açoriano Oriental, à Naveprinter e à Notícias Direct, continuando em falta os salários na empresa Global Notícias, que detém o “Jornal de Notícias”, o “Diário de Notícias”, o desportivo “O Jogo”, várias revistas e serviços associados, desde secretariado a comerciais, num universo de mais de 350 pessoas.

O subsídio de Natal continua em falta e não foi pago a nenhum dos cerca de 530 trabalhadores do GMG.

Receando que a situação perdure e se agrave, e tendo em conta mensagens do presidente da Comissão Executiva, José Paulo Fafe, a alguns trabalhadores, na terça-feira, dizendo que espera uma transferência para pagar os salário, mas que isso é “um desejo” que tem, depreende-se, sem qualquer garantia, o SJ solicitou uma intervenção da maior urgência da ACT.

Também as dezenas de recibos verdes e prestadores de serviço do grupo estão sem receber as verbas devidas pelo mês de novembro, depois de agonizarem até ao fim da primeira semana de janeiro de 2024 pelo pagamento de outubro de 2023. O valor está em falta, pela prática habitual, desde dia 10, continuando a pressão inaceitável sobre pessoas em situações muito frágeis.

Partilhe