Sindicato dos Jornalistas vai denunciar à ACT o atraso nos salários dos trabalhadores do GMG

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifesta solidariedade com os trabalhadores da Global Media Group (GMG), que entraram no mês de dezembro sem os respetivos salários. E vai questionar a administração sobre o silêncio em relação ao pagamento do ordenado e do Subsídio de Natal, que não é sequer mencionado no comunicado em que foi anunciado o atraso na regularização dos vencimentos.

Ao dia 4 de dezembro, os trabalhadores do Global Media Group (GMG) ainda não sabem quando vão receber os salários. A semana começou com silêncio da parte da administração, que, na quinta-feira, 30 de novembro, informou os trabalhadores sobre o atraso no processamento dos ordenados. No comunicado, enviado menos de meia hora depois de os jornalistas informarem a empresa que o plenário tinha decidido manter o pré-aviso de greve para os dias 6 e 7 deste mês, a administração não faz qualquer referência ao Subsídio de Natal, que tem de ser pago até ao dia 7 de dezembro, segundo o que está estipulado no Contrato Coletivo de Trabalho.

Em funções há menos de três meses, a Comissão Executiva do GMG teve sempre problemas em cumprir. Em setembro, avisou os trabalhadores para o ligeiro atraso no pagamento dos salários; no final de outubro regularizou os vencimentos na tarde do último dia útil, levando o pagamento, em alguns casos, para o dia 2 de novembro, como sucedeu na TSF. Chegados a dezembro, não só não cumpriu como não deu até agora um sinal ou uma data exata para a regularização, alegando que os salários serão processados “logo que as verbas transferidas do estrangeiro estejam acessíveis”.

Segundo a administração do GMG, é o World Opportunity Fund (WOF), que comprou a maioria do capital da “Palavras Civilizadas”, acionista principal do grupo, quem vai fazer o pagamento. Um “atraso nos procedimentos administrativos e de ‘compliance’ referente à transferência feita pelo WOF” estará na origem do atraso, segundo justificam.

O SJ lamenta que o GMG não tenha acautelado estas situações atempadamente e estranha que um grupo que dizia, há um mês, pela voz dos seus representantes em Portugal, que vinha para investir e fazer crescer, não seja capaz de pagar os salários aos trabalhadores atempadamente e conforme dispõe a lei.

O Sindicato dos Jornalistas vai denunciar formalmente esta situação – e outras – à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), uma vez que o GMG está em incumprimento com os trabalhadores, nesta matéria, desde 30 de novembro.

Partilhe