SINDICATO DOS JORNALISTAS SAÚDA PROFISSIONAIS DA RÁDIO

EM CAIXA ALTA, COMO É HÁBITO DOS PROFISSIONAIS DA RÁDIO, FREDERICO MORENO, JORNALISTA NA ANTENA 1, DEIXA AQUI UMA HOMENAGEM EM NOME DE TODA A DIRECÇÃO DO SINDICATO DOS JORNALISTAS. HOJE É DIA MUNDIAL DA RÁDIO.

(COM ÁUDIO)

A RÁDIO ESTÁ BEM E RECOMENDA-SE. É O QUE INDICAM AS AUDIÊNCIAS MAIS RECENTES, QUE REVELAM QUE MAIS DE 80% DA POPULAÇÃO PORTUGUESA, ACIMA DOS 15 ANOS, CONTACTA TODAS AS SEMANAS COM ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO.

APESAR DE TER UMA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, A RÁDIO NÃO PAROU NO TEMPO… E, NESTE DIA DE HOMENAGEM JUSTÍSSIMA, LEMBRAMOS QUE A VELHA TELEFONIA FOI-SE TRANSFORMANDO DO PONTO DE VISTA TECNOLÓGICO: CONQUISTA AGORA MILHÕES DE OUVINTES ATRAVÉS DA INTERNET E DOS TELEMÓVEIS.

SÃO NOVOS PÚBLICOS, DE NOVAS GERAÇÕES, QUE A RÁDIO ABRAÇA, E ISSO DEVE SER ASSINALADO NESTE DIA MUNDIAL, QUE ESTE ANO A UNESCO DEDICA PRECISAMENTE À JUVENTUDE.

TAMBÉM IMPORTA REFERIR ALGUNS DESAFIOS DO PRESENTE E DO FUTURO. O JORNALISMO RADIOFÓNICO ENFRENTA O PROBLEMA DA REDUÇÃO DE MEIOS HUMANOS…

O SINDICATO DE JORNALISTAS SAÚDA E APOIA A CHEGADA DE JOVENS À PROFISSÃO MAS ESSE REJUVENESCIMENTO NÃO PODE SIGNIFICAR AUMENTO DE PRECARIEDADE NEM DESVALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA E DA MEMÓRIA.

A REDUÇÃO DE ORÇAMENTOS TEM TRANSFORMADO VÁRIAS RÁDIOS EM ESTAÇÕES DE MÚSICA EM PILOTO AUTOMÁTICO, SEM A VIDA CONFERIDA PELA VOZ DO JORNALISTA OU DO LOCUTOR, AO MICROFONE…

MUITAS EMISSORAS LOCAIS TÊM FECHADO PORTAS, OUTRAS FORAM VENDIDAS A GRANDES GRUPOS DE MÉDIA, ACABANDO POR FICAR REDUZIDAS A SIMPLES FREQUÊNCIAS REGIONAIS DAS GRANDES MARCAS NACIONAIS.

ISTO CONDUZ A UMA UNIFORMIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, A MENOS PLURALISMO, O QUE EMPOBRECE O SERVIÇO PRESTADO ÀS COMUNIDADES DE OUVINTES, POR ISSO, O SINDICATO DE JORNALISTAS NÃO PODE CONCORDAR COM A ESTA CONCENTRAÇÃO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
ABRIR O MICROFONE É E CONTINUARÁ A SER UM GESTO DE LIBERDADE… É ESSA SENSAÇÃO QUE EXPERIMENTAM MUITOS JOVENS QUE ESTUDAM RÁDIO, NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES POR TODO O PAÍS.

E COMO É QUE SE ESTUDA RÁDIO? PRATICANDO. TRANSFORMANDO PENSAMENTOS EM PALAVRAS, COMUNICANDO, ESTANDO “NO AR”.

NESTE DIA MUNDIAL DA RÁDIO, NÃO NOS FIQUEMOS PELA SIMPLES EVOCAÇÃO DE UMA DATA: VAMOS CELEBRAR A RÁDIO, SINTONIZANDO AS NOSSAS ESTAÇÕES FAVORITAS, DESFRUTANDO DESSA EXPERIÊNCIA ÚNICA DE SER OUVINTE DE RÁDIO, PRESTANDO ASSIM HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA RÁDIO.

Partilhe