Sindicato apoia repórteres agredidos em Albufeira

O Sindicato dos Jornalistas está solidário com os repórteres que foram agredidos a 10 de Outubro, junto ao Tribunal de Albufeira, e apoia a determinação com que aqueles profissionais defenderam o direito à informação, ao apresentarem queixa dos agressores às autoridades policiais.

Vários repórteres de imagem da SIC, da TVI e de alguns jornais foram ameaçados e agredidos quando se encontravam em trabalho, junto ao Tribunal de Albufeira, onde estavam a ser ouvidos vários elementos da GNR.

Em comunicado, a direcção do SJ manifesta a sua solidariedade com aqueles profissionais, alguns dos quais colheram imagens dos agressores, e vai dar conhecimento dos factos ali ocorridos ao Procurador Geral da República, à Alta Autoridade para a Comunicação social e ao Comando Geral da GNR.

É o seguinte o texto integral do comunicado da direcção do SJ:

SINDICATO SOLIDÁRIO COM REPÓRTERES AGREDIDOS EM ALBUFEIRA

1. “O Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento de que vários repórteres de imagem (da SIC e da TVI e de vários jornais) foram ontem ameaçados, insultados e mesmo agredidos quando desempenhavam a sua missão profissional junto do Tribunal de Albufeira, onde se encontravam a ser ouvidos vários elementos da Guarda Nacional Republicana.

2. “As agressões e outros processos de intimidação foram perpetrados por pessoas que se encontravam no exterior daquele tribunal, presumivelmente familiares, colegas e outros indivíduos de alguma forma relacionadas com os agentes que eram objecto da diligência processual referida, a qual justificava a presença de jornalistas no local.

3. “Vários repórteres tiveram oportunidade de recolher imagens dos agressores e apresentaram já queixa junto das autoridades policiais, a fim de que seja aberto o competente inquérito.

4. “Solidário com os profissionais alvo das injúrias, ameaças e agressões, o Sindicato dos Jornalistas saúda a sua determinação em fazer valer o direito constitucional de acesso à informação e as garantias legais de não serem impedidos por nenhuma forma de realizar o seu trabalho.

5. “Além de disponibilizar-se para apoiar os referidos jornalistas, o SJ vai dar conhecimento dos factos ao Procurador Geral da República, à Alta Autoridade para a Comunicação social e ao Comando Geral da GNR.

Partilhe