Sessão dupla acerca do ecologismo em Portugal

O livro “Verdes Anos – História do Ecologismo em Portugal {1947-2011}”, de Luís Humberto Teixeira, será apresentado este sábado, 17 de Março, às 15 horas, na Biblioteca Municipal de Setúbal, por Heloísa Apolónia, deputada do Partido Ecologista “Os Verdes”.

Actualmente líder do Top “Ciência, Natureza, Tecnologia” das livrarias Bulhosa e Leitura, este ensaio, editado pela Esfera do Caos, recua às origens da defesa do ambiente em Portugal e faz o enquadramento internacional das ideias ecologistas e da evolução dos partidos verdes na Europa Ocidental.

“Verdes Anos” dá ainda a conhecer melhor os três partidos ecologistas existentes (PEV, MPT e PAN), os projectos políticos verdes que não germinaram e a acção de personalidades e grupos que têm defendido a causa ambiental junto da sociedade civil ou do Estado, além de revelar as estratégias de diversas forças políticas para se adaptarem à emergência do ideário verde.

Após a apresentação na Biblioteca Municipal, o autor fará uma intervenção acerca do “Passado, presente e futuro do ecologismo em Portugal” na Academia Problemática e Obscura (Rua Fran Pacheco, n.º 178, em Setúbal), a partir das 21h30, seguida de debate. A sessão incluirá a exibição do documentário “Setúbal, Cidade Verde”, realizado por Helena de Sousa Freitas, com argumento de Luís Humberto Teixeira e vencedor do Prémio do Público do IV Curtas Sadinas.

Partilhe