“Seniores” europeus preferem a televisão

A televisão é o meio de comunicação social preferido pelos consumidores com mais de 50 anos em Itália, Espanha, Inglaterra, França e Portugal, revela um estudo da agência de planeamento e compra de espaço publicitário, Media Planning.

De acordo com o estudo, citado pelo “Público” na edição de 5 de Fevereiro, as preferências dos “seniores” vão para as telenovelas, concursos e noticiários.

No que se refere ao caso português, os telespectadores da faixa etária entre os 50 e os 64 anos dedicam em média 246 minutos por dia (cerca de quatro horas e 10 minutos) à televisão, no que apenas são ultrapassados pelo público com mais de 65 anos (256 minutos). Estes valores superam em cerca de 36 por cento a média global da população visada pelo estudo.

Quanto aos índices de penetração do meio rádio nesta faixa etária não são significativos, com excepção dos casos da França e da Espanha, onde mais de metade dos indivíduos ouve rádio.

No que se refere aos hábitos de leitura, a análise da Media Planning revela que em Portugal se regista um baixo índice de leitura de jornais diários, ao contrário do que se verifica entre os consumidores britânicos a partir dos 50 anos, que dedicam uma hora por dia aos títulos diários.

O estudo analisa ainda os hábitos desta faixa etária no respeitante ao uso da Internet e novas tecnologias, concluindo que os índices mais elevados se registam em Inglaterra, onde 24 por cento dos consumidores com mais de 50 anos usa a Internet. Segue-se a Itália, com 16 por cento, enquanto Portugal se fica pelos 11 por cento.

Partilhe