Seminário sobre “A cultura da infância numa sociedade democrática”

O seminário “A cultura da infância numa sociedade democrática: Contributos e responsabilidades. A mais valia da informação/comunicação”, realiza-se amanhã, 1 de Outubro, no Royal Garden Hotel, em Ponta Delgada, Açores, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas (SJ). A entrada é gratuita.

Organizado pela Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e com o apoio do Instituto da Segurança Social (ISS) e do SJ, esta iniciativa tem a duração de um dia, iniciando-se por volta das 9h30, com uma sessão de abertura em que estarão presentes Ana Paula Marques, secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social; Armando Leandro, presidente da CNPCJR; Edmundo Martinho, presidente do Conselho Directivo do ISS; e Alfredo Maia, presidente da Direcção do SJ.

Às 9h45, Armando Leandro apresenta o sistema de promoção e protecção em Portugal, e pelas 11 horas tem lugar a sessão “Um caso, duas perspectivas?”, na qual participam a jurista Isabel Almeida; o director da TSF Açores, Paulo Simões; o jornalista Manuel Vilas Boas; a investigadora universitária Lídia Maropo; o presidente da Comissão para a Carteira Profissional do Jornalista, Pedro Mourão; e o secretário-executivo da CNPCJR, Ricardo Carvalho.

Após pausa para almoço, a iniciativa é retomada pelas 14 horas com uma tertúlia subordinada ao tema “Os direitos fundamentais à informação e à privacidade: Que concordância prática à luz dos valores e princípios do Sistema de Promoção e Protecção?”.

Nesta sessão participam Olímpia Granada, presidente da Direcção Regional dos Açores do SJ; Pedro Lagarto, subdirector do “Açoriano Oriental”; a professora universitária Ana Cristina Gil; a procuradora geral adjunta Joana Marques Vidal; o provedor dos telespectadores da RTP, Paquete de Oliveira; o director da RTP Açores, Pedro Bicudo; e ainda Tiago Ribeiro, autor dos programas “Sem Fios” e “Formato A3”, da Antena 3 Açores, ambos dirigidos a jovens.

Segue-se uma pausa para café e debate aberto até às 17 horas, altura em que terá lugar a sessão de encerramento, com intervenções de Otília Leitão, vice-presidente do Conselho Deontológico do SJ, e Armando Leandro, presidente da CNPCJR.

Partilhe