“San Francisco Chronicle” defende sigilo dos seus jornalistas

O “San Francisco Chronicle” concordou em ser acusado de desrespeito ao tribunal por não abdicar do direito de proteger as fontes confidenciais dos seus repórteres Lance Williams e Mark Fainaru-Wada. O jornal corre o risco de ser condenado a pagar multas até mil dólares diários, enquanto os jornalistas enfrentam penas prováveis de 18 meses de prisão por se recusarem a quebrar o sigilo profissional.

O acordo feito com o governo pretende poupar tempo e procedimentos legais escusados, uma vez que o jornal já tinha decidido que não iria desrespeitar a confidencialidade das fontes dos seus jornalistas, os quais se recusaram a identificar perante um grande júri quem lhes deu informação relativa ao testemunho de atletas no caso BALCO.

Segundo o advogado do “San Francisco Chronicle”, Jonathan Donnellan, caso o acordo seja aceite pelo juiz Jeffrey White – algo que poderá ocorrer nas próximas semanas –, o jornal e os jornalistas passam a ter os pré-requisitos necessários para apelarem para um tribunal de recurso, suspendendo deste modo as eventuais multas e penas de prisão por desrespeito ao tribunal.

Partilhe