RTP discrimina jornalistas na Madeira

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas, em comunicado divulgado a 6 de Março, dá conta da discriminação de que são alvo os jornalistas ao serviço da RTP na região.

No comunicado, que abaixo se reproduz na íntegra, a Direcção Regional do SJ informa ter entregue à empresa um abaixo-assinado subscrito por 90% dos jornalistas ao serviço da rádio e da televisão públicas na Madeira, exigindo igualdade de tratamento para todos os profissionais e manifestando o seu apoio à luta pela defesa dos legítimos direitos dos trabalhadores ao serviço da RTP.

COMUNICADO

1. A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas reuniu durante a tarde desta 6ª feira com o Presidente do Conselho de Administração da RTP, acompanhado pela administradora da área dos Recursos Humanos e pelo Director do Centro Regional, tendo procedido à entrega formal de um abaixo-assinado, sob a forma de manifesto, dos jornalistas da rádio e televisão públicas da Madeira.

2. Este documento é um alerta da maioria dos profissionais – cerca de 90% – para o défice de atenção da empresa para com jornalistas que, na Madeira, há muito aguardam pela justa progressão na carreira, tendo em conta as funções que exercem, muitas vezes em regime de polivalência e com elevados índices de produtividade. A situação é tanto mais gravosa pela desigualdade de tratamento comparativamente com outros profissionais que no universo nacional da RTP viram – e bem – reconhecido o direito a dignos e justos níveis de desenvolvimento e de compensação salarial ao longo dos anos de trabalho.

3. Recusando qualquer tratamento discriminatório, o Presidente do C. A. da RTP apontou as dificuldades financeiras da empresa, mas referiu que procederá a uma criteriosa avaliação e eventual correcção dos casos de incumprimento do Acordo de Empresa que venham a ser expostos por quem se considerar prejudicado.

4. O Sindicato dos Jornalistas fez questão de destacar a disponibilidade destes profissionais para a viabilização da RTP e dignificação do serviço público, mas tornou claro que jamais aceitará que os jornalistas da Madeira sejam tratados como funcionários de segunda categoria no quadro nacional da RTP, pelo que apoiará todas as formas de defesa e de reivindicação dos seus legítimos direitos.

Funchal, 06 de Março de 2009

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas

Partilhe