Relatório sobre o tratamento das minorias nos média da UE

O primeiro relatório que compara o tratamento dado por jornais e televisões dos países da União Europeia (UE) às minorias étnicas e imigrantes é apresentado hoje, 15 de Março, em Bruxelas.

A iniciativa está integrada no novo Dia Europeu da Monitorização dos Média, sendo que o relatório que vai ser apresentado se baseia na análise do conteúdo mediático do dia 13 de Novembro de 2003, feita pelos quinze pontos nacionais do Centro Europeu de Monitorização sobre Racismo e Xenofobia (EUMC).

No lançamento da iniciativa serão ainda apresentados planos para uma Semana Europeia de Acção, a realizar na semana de 15 a 21 de Março, com actividades e eventos nacionais que promovam o diálogo entre jornalistas e as audiências minoritárias de doze países.

“Este não será um debate sobre controlo dos jornalistas ou punição dos média, mas antes sobre a definição de padrões que assegurem que os jornalistas contam a história toda e que garantam que todos os que contam estão presentes”, afirma Aidan White, secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Financiado pela Comissão Europeia, o Dia Europeu da Monitorização dos Média é uma iniciativa da Online/More Colour in the Media (OL/MCM) que conta com a parceria da FIJ, do EUMC e da Rede Europeia Anti-Racismo.

Partilhe