Pronúncia da ERC sobre programa da TVI com Mário Machado

O Sindicato de Jornalistas foi uma das entidades que apresentou queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra a TVI, na sequência da participação de Mário Machado, conhecido como líder da extrema-direita, num programa de entretenimento.
Nesse sentido, publicamos na íntegra o parecer da ERC, assim como as declarações de voto que lhe estão associadas sendo uma delas, a do vice-presidente deste organismo, Mário Mesquita, demonstrativa de que a matéria foi controversa no seio do regulador.

“PRONÚNCIA DA ERC SOBRE REAÇÕES À EMISSÃO DE 3 DE JANEIRO DO “VOCÊ NA TV”
2019/01/09
O Conselho Regulador pronunciou-se, esta quarta-feira, sob a forma de deliberação, a respeito das reações que deram entrada na Entidade visando a entrevista a Mário Machado, na emissão de 03/01/2019, do programa “Você na TV” da TVI.
O Conselho entendeu, partindo da análise efetuada ao citado caso, recomendar aos serviços de programas audiovisuais: 
a) A necessidade de garantir a exposição dos diversos pontos de vista possíveis; b) A necessidade de garantir a efetiva representatividade dos intervenientes; c) A necessidade de garantir, pela escolha dos intervenientes, a qualidade da informação a transmitir; d) A necessidade de garantir o rigor no tratamento concedido ao tema, designadamente em matéria de contextualização, precisão e escrutínio da informação.”

Declaração de Voto do Vice-Presidente da ERC, Mário Mesquita.
Declaração de Voto do Vogal, João Pedro Figueiredo.

Partilhe