Possível debate sobre os média com a participação do PR

A possibilidade da realização dum debate que reúna todos os intervenientes no sector da comunicação social e tenha a participação do Presidente da República foi anunciada pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ), no final de uma audiência com Jorge Sampaio.

O objectivo dessa reunião será obter uma plataforma de entendimento que salvaguarde a liberdade de expressão em Portugal, que o SJ considera estar em risco devido à preocupante situação vivida na Comunicação Social e pelos jornalistas.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

SJ RECEBIDO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) foi recebido hoje, 16 de Outubro, pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, a quem manifestou as suas preocupações pela gravidade da situação que se vive actualmente na Comunicação Social portuguesa.

O SJ expôs também os seus receios pelas consequências do movimento de concentração empresarial em curso no sector, questão que, aliás, já mereceu do Presidente da República uma manifestação pública de preocupação.

Na audiência, o Sindicato reafirmou a sua convicção da necessidade de uma intervenção dos poderes públicos, nomeadamente do Presidente da República, para a reposição de condições que permitam e garantam aos jornalistas o exercício da liberdade de imprensa e da liberdade de emprego.

O Sindicato dos Jornalistas faz uma apreciação positiva da audiência com o Presidente da República, que afirmou a sua disponibilidade para participar num debate que reúna os diversos intervenientes no sector da Comunicação Social com objectivo de se encontrar um amplo consenso que, no respeito pela diversidade de interesses, possibilite a salvaguarda do exercício da liberdade de expressão, questão vital para a Democracia portuguesa.

Lisboa, 16 de Outubro de 2003

A Direcção

Partilhe