PortoCartoon 2010 com recorde de participação

O tema do XII PortoCartoon – World Festival, “Aviões e Máquinas Voadoras”, obteve resposta de 600 artistas de 71 países, que enviaram um total de 2100 trabalhos para a iniciativa do Museu Nacional da Imprensa.

De acordo com a entidade promotora do certame, que nesta edição visa homenagear o pioneirismo de Bartholomeu de Gusmão, trata-se de um novo recorde pois, em termos de cartoonistas e de desenhos, apenas o festival de 2004, subordinado ao “Desporto” se aproximou desta participação.

O Irão é o país com mais participantes – 93 cartoonistas, que criaram mais de 300 desenhos –, seguindo-se o Brasil, a Turquia, a Roménia, a Sérvia e a China.

O júri internacional do concurso – presidido por Georges Wolinski (França) e composto ainda pelo presidente da FECO, Peter Nieuwendijk (Holanda); por Xaquin Marin (Espanha), ex-director do Museo de Humor de Fene; por Luís Mendonça, representante da Faculdade de Belas Artes do Porto; e por Luís Humberto Marcos, que dirige o Museu Nacional da Imprensa – reúne-se a partir de hoje, 6 de Abril, na sede do Museu Nacional da Imprensa, no Porto.

Os vencedores serão anunciados em conferência de imprensa no dia 8, pelas 11h30, no Museu da Imprensa (Porto).

O PortoCartoon, cotado como um dos três certames mais importantes do mundo na sua área, também levou à denominação do Porto como “Capital do Cartoon”, numa proclamação feita em 2008.

Partilhe