Plenário-concentração dos jornalistas da Lusa

Os jornalistas da Lusa vão realizar na terça-feira, 16 de Julho, às 13 horas, um plenário-concentração frente às instalações da empresa, em Lisboa, como forma de protesto e para decidir outras acções face à intransigência manifestada pela administração no processo de revisão salarial deste ano.

De facto, ao longo das negociações que se prolongam desde o princípio do ano, a administração manteve inalterada a sua proposta inicial de actualização salarial: reposição do diferencial verificado, no ano passado, entre a inflação registada e o aumento negociado (1,5%) e um por cento de actualização para 2002. Tendo em conta que a reposição do diferencial resultou do acordo celebrado em 2001, na prática a actualização para 2002 é apenas de um por cento, valor insignificante e inaceitável face à inflação prevista para o corrente ano.

Recusando-se a negociar, a administração da Lusa decidiu aplicar entretanto, por acto de gestão, a sua proposta. É uma posição que o Sindicato dos Jornalistas considera inaceitável, porque viola os princípios mais elementares de qualquer negociação. O SJ manifesta o seu apoio e solidariedade aos jornalistas da Lusa e espera que a Administração reconsidere a sua posição de intransigência, dispondo-se a negociar.

Partilhe