“Origens e evolução do ciberjornalismo em Portugal”

O livro “Origens e evolução do ciberjornalismo em Portugal”, do professor universitário e ex-jornalista Helder Bastos, foi recentemente publicado pela Afrontamento.

Trata-se de uma obra que ao longo de quatro capítulos apresenta o contexto global do ciberjornalismo, os seus antecedentes em Portugal e as evoluções que sofreram a prática e os modelos de negócios do jornalismo electrónico no nosso país.

Segundo Helder Bastos, a primeira redacção a ser informatizada foi a do “Comércio do Porto”, em meados de 1985, e o ciberjornalismo propriamente dito começou uma década depois, passando por três períodos desde então: implementação (1995-1998), expansão ou boom (1999-2000) e depressão e relativa estagnação (2001-2010).

Doutorado em Ciências da Comunicação e docente na Universidade do Porto, Helder Bastos foi jornalista activo entre 1988 e 2003, passando pelas redacções do “Jornal de Notícias”, da Rádio Press e do “Diário de Notícias”. É ainda autor do livro “Jornalismo electrónico. Internet e reconfiguração de práticas nas redacções” (2000), tendo no prelo a obra “Ciberjornalistas em Portugal: Práticas, Papéis e Ética”.

Partilhe