O conflito entre os CR da RTP, SIC e “Expresso”

O Conselho Deontológico pronunciou-se sobre as acusações do Conselho de Redacção (CR) da RTP a jornalistas da SIC e do “Expresso”, lembrando que os jornalistas não devem consumir-se “em acusações públicas aos seus camaradas”.

COMUNICADO

“Na sequência de um comunicado do Conselho de Redacção (CR) da RTP, de 22 de Maio, onde eram feitas acusações a comportamentos de jornalistas do “Expresso” e da SIC, o Conselho Deontológico (CD) do Sindicato dos Jornalistas (SJ) decidiu convidar representantes dos três CR’s para uma reunião informal, na sede do SJ. Entende o CD que os jornalistas já experimentam suficientes motivos de preocupação no seu exercício quotidiano para se consumirem em acusações públicas aos seus camaradas.

“A iniciativa do CD foi bem recebida pelos membros contactados de cada um dos CR’s.

No entanto, à última hora, o CR da RTP entendeu não se fazer representar, considerando “inútil” a reunião. Compareceram representantes dos CR’s do “Expresso” e da SIC que manifestaram concordância quanto aos pontos de vista do CD em não fazer extravasar para a praça pública tensões que podem – e devem – ser resolvidas em diálogo entre jornalistas e respectivas organizações.

“Perante a recusa do CR da RTP em dialogar com os seus pares do “Expresso” e da SIC, não pode o CD deixar de tornar público que reprova inequivocamente os termos despropositados e ofensivos utilizados no comunicado de 22 de Maio, daquela estrutura da RTP.

“O CD do SJ, solidário, como é evidente, para com as preocupações dos jornalistas da RTP, recomenda no entanto a maior contenção nas tomadas de posição públicas, de modo a não serem abertas, gratuitamente, frentes de conflito que não levam a lado nenhum.

Partilhe