Negociações em “A Capital” para pôr fim aos “recibos verdes”

Em reunião com a administração de “A Capital”, a 3 de Dezembro, a direcção e os delegados do Sindicato dos Jornalistas (SJ) reafirmaram a necessidade de a empresa “empreender um esforço” para a “integração progressiva de todos os jornalistas na situação d

A reclassificação profissional dos jornalistas é outra das exigências das estruturas sindicais, que, de acordo com o comunicado conjunto divulgado a 5 de Dezembro, “consideraram a possibilidade de discutir as actualizações salariais para 2004” apenas depois da avaliação” da situação no respeitante aos “recibos verdes” e à reclassificação.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado da Direcção do SJ e dos delegados sindicais em “A Capital”:

Integração e reclassificação de jornalistas

Aos jornalistas de “A Capital”

1. A Direcção e os delegados do Sindicato dos Jornalistas reuniram dia 3 de Dezembro com a administração da Empresa, prosseguindo a negociação com vista à integração dos jornalistas de “A Capital” em situação de falso regime de prestação de serviços (vulgo “recibos verdes”) e à reclassificação profissional de todos quantos se encontram efectivamente ao serviço desta.

2. A Empresa, que procedeu já à integração de dois jornalistas, afirma pretender acolher no quadro todos os restantes até ao dia 1 de Dezembro de 2004, sustentando que este objectivo representa um esforço acrescido para os exercícios de 2004 e 2005, o qual poderá penalizar a expectativa dos jornalistas em relação aos aumentos salariais para o próximo ano.

3. O Sindicato considerou, no entanto, que, em cumprimento da moção aprovada pelo plenário de jornalistas de “A Capital” e como forma de estimular o empenhamento no jornal, a Empresa deve empreender um esforço na concretização de dois objectivos essenciais:

a) A integração progressiva de todos os jornalistas na situação de “recibo verde” o mais tardar até Junho de 2004;

b) A reclassificação profissional de todos jornalistas que já se encontram no seu quadro e daqueles que virão a estar, cujos efeitos poderão vir a ser aplicados progressivamente.

4. No contexto da sua proposta, os representantes sindicais consideraram a possibilidade de discutir as actualizações salariais para 2004 apenas após a avaliação da concretização dos dois primeiros objectivos e sempre mediante consulta aos jornalistas, os quais deverão ratificar a solução a alcançar na negociação global e integrada destas três componentes.

5. Tendo ficado à responsabilidade da estrutura sindical a apresentação de uma proposta de harmonização daqueles dois objectivos fundamentais e uma projecção dos respectivos efeitos económicos, está já agendada para o próximo dia 11 uma reunião técnica com os Serviços da Empresa.

6. Oportunamente, serão dadas pela estrutura sindical dos jornalistas novas informações sobre a evolução desta fase do processo, esperando-se a convocação brevemente de um plenário de Redacção.

Lisboa, 5 de Dezembro de 2003

A Direcção do SJ

Os delegados sindicais em “A Capital”

Partilhe