Na morte de Vítor Wengorovius

O advogado Vítor Wengorovius, que foi consultor jurídico do Sindicato dos Jornalistas de 1970 a 1991, faleceu na madrugada de 27 de Fevereiro, vítima de doença degenerativa do sistema nervoso central.

Vítor Wengorovius nasceu em 1937, em Setúbal. Em 1999, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, pela sua actividade política contra o regime deposto pelo 25 de Abril.

Dirigente da Juventude Universitária Católica, foi um dos líderes das lutas académicas dos anos 60 e participou na Comissão Democrática Eleitoral (CDE) de 1969.

Em 1974, foi um dos fundadores do Movimento de Esquerda Socialista (MES), do qual fizeram parte, entre outros, o actual Presidente da República, Jorge Sampaio, o ex-secretário-geral do PS Ferro Rodrigues, José Manuel Galvão Telles, João Cravinho e Joaquim Mestre.

Advogado dos mais brilhantes da sua geração, Vítor Wengorovious destacou-se como defensor de presos e perseguidos políticos pelo regime salazarista e, também, como jurista do movimento sindical. Foi ele o primeiro consultor jurídico regular do Sindicato dos Jornalistas, função que exerceu de Março de 1970 a Dezembro de 1991 com elevado empenho e generosidade.

Vítor Wengorovius sofria duma doença degenerativa do sistema nervoso central, cujo agravamento progressivo o imobilizara numa cadeira de rodas nos últimos seis anos.

O corpo de Vítor Wengorovius está em câmara ardente na Capela do Rato (na Calçada Bento da Rocha Cabral, a norte da sede do PS, no sentido da Rua de Artilharia Um), em Lisboa, donde sairá o funeral, dia 28, pelas 16 horas, para o cemitério do Alto de S. João.

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Vítor Wengorovius, cuja memória o Sindicato guardará como a de um companheiro dedicado e genuíno democrata.

Partilhe