Na morte de Vítor Alves

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do coronel Vítor Alves, antigo capitão de Abril, ocorrido a 9 de Abril no Hospital Militar, em Lisboa, na sequência de doença prolongada.

O corpo está em câmara ardente na Capela da Academia Militar, onde se realiza hoje uma missa de corpo presente pelas 15h00, seguindo o cortejo fúnebre para o Cemitério dos Olivais.

Vítor Alves, conhecido como um dos capitães de Abril que fizeram a revolução de 1974 em Portugal, nasceu em Setembro de 1935 em Mafra. Em 1974 fez parte da comissão coordenadora e executiva do Movimento das Forças Armadas (MFA). Foi o responsável pelo comunicado do MFA divulgado à população no dia 25 de Abril. Pertenceu ao Conselho de Revolução, do qual foi porta-voz, e foi ministro dos II e III Governos provisórios. Nessa qualidade foi responsável pelas pastas da Defesa Nacional e da Comunicação Social, tendo visto aprovada, por sua iniciativa, a primeira lei de imprensa pós-25 de Abril, que vigorou até 1999. Foi também porta-voz do Governo.

Desempenhou ainda funções de ministro da Educação e Investigação Científica em 1975 e 1976. Em 1982, foi nomeado conselheiro do então Presidente da República, Ramalho Eanes, ano em que passou à reserva como militar e foi extinto o Conselho da Revolução.

Participou na fundação da Associação 25 de Abril e posteriormente no conselho de acompanhamento do ministro da Justiça (1997-2000).

Vítor Alves recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade (1983), entre muitas outras distinções dentro e fora de Portugal.

O SJ apresenta sentidas condolências aos familiares e amigos do coronel Vítor Alves.

Partilhe