Na morte de Torcato Sepúlveda

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do jornalista Torcato Sepúlveda, de 56 anos, ocorrido a 21 de Maio, no Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde estava internado há dois dias.

João Torcato Sepúlveda de Macedo nasceu em Braga, filho de professores primários, e frequentou o curso de Filologia Românica na Universidade de Coimbra, tendo participado nas lutas estudantis contra o Estado Novo.

Devido a essa actividade política, exilou-se entre 1971 e 1974 em Bruxelas, onde trabalhou como operário. Regressado a Portugal, trabalhou em áreas que nada tinham a ver com o jornalismo antes de entrar como copydesk no semanário “Expresso”, onde também viria a fazer crítica literária.

Foi fundador e editor de Cultura do “Público”, esteve na refundação do “Semanário”, foi redactor de “A Capital” e passou ainda por “O Independente” e pela revista “Grande Reportagem”. Actualmente, era editor da NS, revista-suplemento que sai aos sábados com o “DN” e o “JN”.

Era o sócio 3699 do Sindicato dos Jornalistas.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do camarada de profissão agora desaparecido.

Partilhe