Na morte de Nélio Freitas, homenagem a um resistente

A Direcção Nacional do Sindicato dos Jornalistas recebeu com enorme consternação a notícia da morte, esta tarde, no Hospital do Funchal, do presidente da Direcção Regional da Madeira do SJ, Nélio Freitas, a cujo exemplo de profissional e activista sindical de dedicação exemplar presta sentida homenagem.

A Direcção Nacional do Sindicato dos Jornalistas, em nota divulgada hoje, sublinha a dedicação de Nélio Freitas à causa do sindicalismo e à luta pelos direitos dos jornalistas, prestando sentida homenagem ao homem que foi um “sindicalista corajoso que honrou este Sindicato pelo exemplo da sua tenacidade e do seu empenhamento de resistente”.

É o seguinte o texto, na íntegra, da nota da Direcção Nacional do Sindicato dos Jornalistas:

Na morte de Nélio Freitas, homenagem a um resistente

1. A Direcção Nacional do Sindicato dos Jornalistas recebeu com enorme consternação a notícia da morte, esta tarde, no Hospital do Funchal, do presidente da Direcção Regional da Madeira do SJ, Nélio Freitas, a cujo exemplo de profissional e activista sindical de dedicação exemplar presta sentida homenagem.

2. Além de jornalista prestigiado que honrou os quadros do Serviço Público de Rádio, ao serviço da RDP-Madeira, Nélio Candinho de Freitas, de apenas 37 anos, era um destacado resistente na luta pelos direitos dos jornalistas e um sindicalista corajoso que honrou este Sindicato pelo exemplo da sua tenacidade e do seu empenhamento de resistente.

3. Ao mesmo tempo que lutava com ânimo e esperança contra um cancro desde meados do ano passado, Nélio Freitas nunca esmoreceu nas tarefas e nos objectivos da sua luta sindical, tanto em defesa dos seus camaradas de empresa como dos sócios do Sindicato e dos jornalistas madeirenses em geral.

4. Ainda vice-presidente da Direcção Regional no mandato anterior, emprestou o seu ânimo, o seu empenhamento e a sua coragem a importantes lutas desenvolvidas na região, designadamente contra o despedimento colectivo no “Diário de Notícias” e contra as restrições ilegítimas no acesso à informação.

5. Sempre animado na resistência contra a doença e inspirado pela noção de dever perante a classe, Nélio Freitas foi eleito em Janeiro deste ano presidente da Direcção Regional, disposto a novos desafios e pesadas tarefas e a dar o melhor de si ao seu Sindicato e à sua classe.

6. Camarada generoso, homem franco e aberto, era uma pessoa de extraordinário espírito altruísta, de preocupação e dedicação aos outros, numa entrega que se reflectia tanto na apresentação das suas reportagens como na sua actividade sindical e na sua vida pessoal.

7. Natural e residente no Funchal, onde iniciou a profissão em 1991, no Posto Emissor do Funchal, Nélio Freitas era casado e pai de dois filhos menores.

8. Ao prestar homenagem pública a este destacado membro dos órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas, a Direcção Nacional apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos de Nélio Freitas e especialmente o seu testemunho de quanto foi gratificante o convívio com este camarada.

Lisboa, 9 de Abril de 2010

A Direcção

Partilhe