Na morte de Martha de La Cal

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento, a 14 de Janeiro, em Lisboa, da jornalista Martha de La Cal, de 84 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral.

Nascida em Março de 1926, Martha de La Cal tinha nacionalidade norte-americana e chegou a Portugal com a família no final dos anos 60, depois de viver em Cuba e Espanha.

Fez a cobertura dos últimos anos da ditadura em Portugal e do 25 de Abril, seguindo de perto todos os grandes acontecimentos desde então até aos nossos dias, colaborando sobretudo com a revista norte-americana “Time”, com o britânico “The Times” e com o irlandês “The Irish Times”, para o qual se encontrava a escrever um artigo sobre a crise económica.

Fundadora da Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) nos anos 70, foi várias vezes presidente da mesma. Deixa filhos e netos em Portugal, Estados Unidos e Espanha.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos da camarada de profissão agora desaparecida.

Partilhe