Na morte de Mário Bettencourt Resendes

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do jornalista Mário Bettencourt Resendes, de 58 anos, ocorrido hoje, dia 2 de Agosto de 2010, vítima de cancro.

Mário Bettencourt Resendes nasceu em 1952, em Ponta Delgada, nos Açores, e iniciou-se no jornalismo e começou no jornalismo, em 1975, como estagiário no “Diário de Notícias”. No final do estágio, entrou para a equipa fundadora do “Jornal Novo”, passou pela revista semanal “Opção” e, em Novembro de 1976, regressou ao DN, ingressando no respectivo quadro redactorial.

No DN, foi sucessivamente redactor de Política Nacional, editor do suplemento “Análise DN”, coordenador das secções de Política Nacional, Economia e Trabalho, e director adjunto. Em 1992, Mário Resendes foi nomeado director do “Diário de Notícias”, cargo que manteve até 2004, ano em que passou a integrar o Conselho de Administração da Lusomundo Media.

A sua longa ligação ao “Diário de Notícias” e o reconhecido prestígio junto dos jornalistas e do público foram reforçados com a nomeação para o cargo de Provedor dos Leitores, função que mantinha até à actualidade.

Mário Bettencourt Resendes foi ainda professor no Instituto Superior de Comunicação Social, analista político e responsável por programas na RTP e na Rádio Comercial e comentador político na TSF e SIC.

Bettencourt Resendes assumiu ainda a vice-presidência da comissão directiva europeia da Associação de Jornalistas Europeus, a presidência da assembleia geral da sua secção portuguesa e, em 1994, foi nomeado, pela Comissão Europeia, para fazer parte do Conselho Consultivo dos Utilizadores – institucionais ou individuais – das informações divulgadas pela Comissão.

Membro do conselho director do Centro Europeu de Jornalismo, foi galardoado com o Prémio Europeu de Jornalismo, atribuído pela Associação de Jornalistas Europeus, em 1993.

Com a morte de Mário Bettencourt Resendes, desaparece uma das figuras mais destacadas do jornalismo português e um camarada empenhado nas causas da profissão.

O corpo de Mário Bettencourt Resendes vai estar em câmara ardente na Igreja de S. João de Deus, em Lisboa, a partir das 17:30. Para as 15 horas de amanhã, dia 3 de Agosto, está marcada uma missa de corpo presente, seguindo-se o funeral para o cemitério dos Olivais onde o corpo do jornalista será cremado às 17:00.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do camarada de profissão e associado do SJ agora desaparecido.

Partilhe