Na morte de Luís Esteves

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento, a 30 de Novembro, em Genebra, do jornalista Luís Esteves, de 73 anos, vítima de doença de Parkinson.

Luís Esteves entrou para a agência noticiosa ANOP a 11 de Outubro de 1977 como correspondente em Genebra, onde foi igualmente durante muitos anos correspondente da Radiodifusão Portuguesa (RDP), da RTP e do Diário de Notícias. Foi o primeiro jornalista português na Suíça acreditado junto das Nações Unidas e do Departamento Federal dos Negócios Estrangeiros.

Em 1983 saiu da empresa, mas regressou em 1984, dois anos antes da criação da agência Lusa, resultante da fusão das duas agências portuguesas (ANOP e NP).

Em 2001, celebrando os seus 25 anos de carreira enquanto correspondente na Suíça, Luís Esteves foi homenageado por Portugal, pelas Organização das Nações Unidas (ONU) e por personalidades da sociedade helvética. Na ocasião, foi distinguido com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, atribuído pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, representado à época pelo embaixador de Portugal na ONU em Genebra, Álvaro Mendonça e Moura.

O funeral do jornalista realiza-se amanhã, quinta feira, em Genebra.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do camarada de profissão agora desaparecido.

Partilhe