Na morte de Carlos Charneca

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do jornalista Carlos Charneca, ocorrido a 21 de Junho num hospital de Lisboa, aos 74 anos de idade.

Nascido a 13 de Maio de 1931, João Carlos Charneca dos Santos iniciou-se no jornalismo em 1952 na agência noticiosa Lusitânia, onde permaneceu até 1974. Pelo meio colaborou com o jornal moçambicano “Notícias”, de Lourenço Marques (actual Maputo), e com a agência norte-americana Associated Press.

Aliás, a maior parte do seu percurso profissional fez-se no jornalismo de agência, tendo trabalhado em praticamente todas as agências noticiosas portuguesas.

Depois da experiência da Lusitânia, ingressou em 1976 na Anop, de onde saiu em 1983 para integrar a redacção da Notícias de Portugal, tendo daí transitado para a Lusa, aquando da criação desta em 1987.

Depois de se reformar em 1997 continuou a colaborar com a única agência noticiosa portuguesa, actividade que apenas cessou há dois meses por motivos de saúde.

Especialista em questões militares, sobretudo aquelas ligadas à Marinha, Carlos Charneca foi o primeiro jornalista português a receber condecorações dos três ramos das Forças Armadas, tendo sido ainda distinguido com a Medalha da Cidade de Lisboa.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos deste nosso colega de profissão agora desaparecido.

Partilhe