Na morte de António Jorge Branco

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do antigo presidente do Conselho Deontológico António Jorge Branco, verificado hoje, 4 de Julho.

António Jorge Branco, que contava 74 anos de idade e estava afastado do seu último posto de trabalho, na TSF, foi eleito para o cargo de presidente do CD em 2002 (mandato de 2002-03), tendo sido presidente substituto da Direcção no mandato 1996-97.

Homem generoso, jornalista culto, foi um mestre do jornalismo radiofónico e da palavra dita na rádio, que cultivou desde a juventude, adquirindo o título de jornalista ao serviço da Radiodifusão Portuguesa (RDP) em 1978, na qual se encontrava como locutor desde o seu regresso do exílio, em 1974.

Pioneiro da formação em rádio, integrou o núcleo de monitores dos cursos de aperfeiçoamento da RDP em 1977, foi um dos formadores iniciais do Centro de Formação de Jornalistas (CFJ), criado no Porto em 1983, e do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor), fundado em Lisboa em 1986, estando também indelevelmente ligado à formação de jornalistas em várias importantes rádios locais e regionais.

É aliás como formador de jornalistas que inicia a sua profícua relação com a TSF, na qual manteve programas de autor irrepetíveis, como “Dicionário da Rádio”, “Lendas e Calendas” e “Portugal Passado”.

A Direcção do SJ presta sincera homenagem não apenas a um dos inúmeros jornalistas que, ao longo da história da nossa organização, serviu os seus camaradas de profissão com enorme generosidade, mas também a um dos profissionais que mais prestigiaram e prestigiam a classe.

A Direcção do SJ apresenta ainda sentidas condolências aos familiares e amigos deste nosso camarada.

Lisboa, 4 de Julho de 2011

A Direcção

Partilhe