Museu da Imprensa recorda “A Planície”

O Museu Nacional da Imprensa inaugura no dia 25 de Abril, às 15 horas, a exposição “A Planície: Um Jornal Cultural na Ditadura de Salazar”, uma mostra evocativa de uma publicação que, durante os seus 12 anos de existência, foi um dos mais importantes jornais regionais do período do Estado Novo.

Nas páginas do “A Planície” – publicado em Moura, no Alentejo, mas lido um pouco por todo o país -, figuraram textos de escritores como Herberto Helder, Vergílio Ferreira, Mário Cesariny, Jorge de Sena, Ferreira de Castro, António Sérgio, Fernando Namora, Fernando Lopes Graça, António Ramos Rosa e Irene Lisboa.

Integrada nas comemorações do 25 de Abril, a mostra inclui ainda provas com cortes de censura, peças tipográficas, fotografias, suplementos literários e linóleos de Álvaro Fialho que ilustram várias páginas do jornal.

No âmbito desta exposição será editado um livro da autoria de Alberto Franco sobre “A Planície”, uma parceria do Museu Nacional da Imprensa e da editora Campo das Letras.

A exposição pode ser visitada até 17 de Junho na sede do Museu, no Porto, todos os dias (incluindo domingos e feriados), entre as 15 e as 20 horas.

Partilhe