Milhares de trabalhadores da BBC protestaram nas ruas

No dia 5 de Fevereiro, milhares de trabalhadores da BBC manifestaram-se nas ruas inglesas para defender a independência informativa da radiotelevisão pública britânica, na sequência das críticas do relatório Hutton.

Organizada pelo Sindicato Nacional dos Jornalistas (NUJ) e pelo BECTU, sindicato da BBC, esta acção teve início ao meio-dia, debaixo de chuva, diante dos estúdios da empresa em vários pontos do país, com especial incidência em Londres, Cardiff, Belfast, Glasgow, Newcastle, Manchester e Bristol.

O objectivo da manifestação era deixar claro que os jornalistas não tolerariam qualquer interferência governamental na independência da BBC e contestar a parcialidade do relatório Hutton, o qual representa “uma ameaça ao direito de fazer reportagem baseadas em fontes confidenciais”, segundo representantes do NUJ.

Alguns trabalhadores aproveitaram este protesto para voltar a manifestar o seu desagrado pela saída de Greg Dyke, uma vez que vêem o ex-director-geral como um poderoso defensor do serviço público que será difícil de substituir.

Partilhe