Metajornalismo: Um espaço de debate e opinião entre jornalistas

A partilha, o debate e a discussão permanente são condições essenciais da ética e da cultura profissionais, sem as quais qualquer deontologia não passa de letra morta e se resume a um mero instrumento ideológico para legitimar uma profissão.

Nesse pressuposto, o Conselho Deontológico, no cumprimento de um dos pontos comuns do programa das duas listas eleitas para o atual mandato, criou um espaço de debate e partilha de pontos de vista entre jornalistas, acerca do jornalismo e dos media, denominado Metajornalismo,  que começará por ser publicado quinzenalmente no site do Sindicato de Jornalistas, a partir de setembro.

Recordando a justificação do termo de metajornalismo proposto por Madalena Oliveira, da Universidade do Minho, na sua tese de doutoramento, o conceito tem “a incumbência de desconstruir os sentidos constituídos para neles encontrar as leis que os regulam, sejam elas intrínsecas à origem histórica do jornalismo ou administrativamente instituídas na esteira da vida social moderna”. Nesse sentido, o “metajornalismo surge como a possibilidade de ir lá, aonde os seus efeitos efectivamente se geram, para apreender a sua contingência”.

Com a criação desta iniciativa, pretendemos criar um espaço de pensamento livre de jornalistas, para jornalistas, mas que deve ser também instrumento para promover uma cidadania mediática em torno dos valores da informação, do jornalismo, dos media e da democracia.  Nesse sentido, trata-se de um projeto que não alberga projetos pessoais ou institucionais e que  visa privilegiar a discussão dos temas relativamente a casos.

A redação dos artigos deve ter por referência a linguagem jornalística de qualidade e os princípios da deontologia do jornalismo, bem como seguir o princípio de que os factos são sagrados e as opiniões são livres. Por isso, as opiniões emitidas neste espaço não vinculam, de forma alguma, os corpos sociais do Sindicato dos Jornalistas.

Convidamos, assim, todos os jornalistas a apresentar os seus textos que devem ter entre três e quatro mil caracteres, incluindo espaços. Os autores dos textos têm de estar todos identificados pelo seu nome profissional, fotografia e número de carteira profissional e devem enviá-los para o e-mail do Conselho Deontológico ( conselhodeontologico@sinjor.pt )

Numa altura em que os jornalistas tanto se queixam da perda de memória nas redações, pensamos que é imperioso lutarmos para que essa memória não se perca, por sua responsabilidade, também entre os próprios profissionais.

Participa!

Partilhe