Manual para jornalistas sobre violência doméstica

O Clube Porto da Soroptimist Internacional lançou a 28 de Março, no Porto, um manual de apoio aos jornalistas sobre violência doméstica, no qual se sugere que as notícias sobre o assunto integrem a secção Sociedade e não a secção de crimes.

O manual, que contou com a colaboração do jornalista Ivo Caldeira, sublinha a necessidade de preservar a imagem da mulher e surge na sequência de várias acções de sensibilização do projecto Estrada Larga nos distritos do Porto, Aveiro e Braga.

Dados sobre a dimensão do problema da violência doméstica em Portugal e no estrangeiro, as medidas tomadas para o contrariar, um glossário com conceitos sociais e jurídicos relacionados com a questão, a lista dos meios disponíveis para protecção da mulher e sete propostas para os jornais fazem parte do manual.

A responsável pelo projecto, Teresa Rosmaninho, da Soroptimist, espera que o manual constitua um primeiro passo para um debate nacional em torno do jornalismo e da violência doméstica que será feito nomeadamente no endereço http://manualmediavd.blogspot.com, que terá uma versão do texto disponível para quem a quiser consultar.

Partilhe