Manso Preto volta a Tribunal no dia 18

O julgamento do jornalista Manso Preto tem a sessão de alegações marcada para 18 de Novembro, às 14 horas, no 4.º Juízo Criminal de Lisboa. Manso Preto responde pelo crime de recusa de prestação de depoimento como testemunha, por ter invocado o seu dever de sigilo profissional.

A primeira sessão do julgamento decorreu em 9 de Novembro, tendo comparecido dezenas de jornalistas em solidariedade com o arguido camarada de profissão. Manso Preto incorre numa pena que pode ir de seis meses a três anos de prisão ou uma multa não inferior a 60 dias.

O julgamento de Manso Preto é o primeiro caso de um jornalista português confrontado com o crime de recusa de prestação de depoimento como testemunha, por ter invocado o seu dever de sigilo profissional.

Considerando que está em causa “um combate exemplar na defesa de direitos e deveres profissionais dos jornalistas que são garantias essenciais da liberdade de imprensa”, o Sindicato dos Jornalistas apelou publicamente à expressão activa da solidariedade com Manso Preto, no 4.º Juízo Criminal de Lisboa (R. Pinheiro Chagas, junto à Maternidade Alfredo da Costa).

Partilhe