Lusa distinguida no Brasil

A Lusa e José Manuel Barroso, presidente do seu conselho de administração, foram distinguidos com o Prémio Nacional da Imprensa Brasileira – Comenda e Mérito Dom João VI.

O prémio conferido à Lusa foi em “reconhecimento à maior agência de língua portuguesa do mundo”, afirmou o presidente da Agência Brasileira de Notícias (ABN), José Honorato Oliveira Júnior, durante a cerimónia de atribuição, em Brasília, no passado dia 10.

Quanto à atribuição do prémio a José Manuel Barroso “deve-se à sua actuação profissional e à sua trajectória pessoal no âmbito da comunicação empresarial”, acrescentou o presidente da ABN.

Para José Manuel Baroso, foi “um momento de especial satisfação receber este galardão, que premeia não apenas um percurso pessoal, mas sobretudo o esforço que a Lusa tem feito no sentido de contribuir para um melhor conhecimento de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal”.

O presidente do conselho de administração da Lusa arescentou que o Prémio Nacional da Imprensa Brasileira constitui um “incentivo importante para o desenvolvimento e a presença da Lusa no país irmão”.

Os galardões inspiram-se em D. João VI, o “Patrono da Imprensa Brasileira”, que em 1808 criou a Impressão Régia no Rio de Janeiro para imprimir todos os actos normativos e administrativos oficiais do Governo. A 10 de Setembro de 1808, foi impresso o primeiro jornal no Brasil, a “Gazeta do Rio de Janeiro”.

O galardão foi concedido este ano a 25 pessoas e a cinco órgãos de comunicação social com o apoio da ABN, sendo promovido pelos institutos Brasileiro de Estudos Governamentais e Brasileiro de Estudos Monárquicos, pela Associação da Imprensa do Distrito Federal e pelas federações Nacional da Imprensa e das Associações de Imprensa do Brasil.

Partilhe