Livro e exposição de Eduardo Gageiro

O Palácio Galveias, em Lisboa, acolhe até 7 de Dezembro uma exposição de obras do fotojornalista Eduardo Gageiro, seleccionadas a partir do livro “Lisboa no Cais da Memória”, lançado a semana passada.

O livro, apresentado como um “retrato cinematográfico” de uma Lisboa de há 40 anos, reúne cerca de 300 fotografias de Eduardo Gageiro, muitas delas inéditas, que retratam Lisboa entre 1957 e 1974. A edição conta com textos do Presidente da República, Jorge Sampaio, e do jornalista António Valdemar, além de poemas de autores portugueses a acompanhar as fotos.

A exposição patente ao público no Palácio Galveias apresenta entre 70 a 80 fotografias constantes da obra, dispostas de forma semelhante ao livro.

Reconhecendo o valor dos trabalhos apresentados, o Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa decidiu adquirir algumas das imagens para a sua colecção, afirmou Luísa Costa Dias, responsável do organismo, em declarações à Lusa.

Eduardo Gageiro, de 68 anos, é considerado um dos mais importantes fotojornalistas portugueses, várias vezes premiado ao longo da sua carreira.

Partilhe