Jornalistas têm cerca de 40 anos, concentram-se em Lisboa e frequentaram universidade

Resultados de inquérito aos jornalistas em Portugal, desenvolvido pelo ISCTE, em parceria com Sindicato dos Jornalistas e Obercom.

Os jornalistas portugueses têm em média quase 40 anos, concentram-se na maioria em Lisboa e têm frequência universitária. São muito equilibrados em termos de distribuição por sexo e de terem uma relação conjugal.

Os jornalistas portugueses têm, em média, 39,9 anos, concentram-se muito em Lisboa e frequentaram a universidade. O número de mulheres e homens e de casados e/ou numa relação e não casados e/ou solteiros é equilibrado.

Estes dados sociodemográficos são os primeiros resultados de um alargado inquérito aos jornalistas em Portugal, desenvolvido por uma equipa do CIES-IUL (ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas e o Obercom.

O principal objetivo do inquérito é analisar as condições laborais dos jornalistas portugueses, conhecer a diversidade de percursos e perfis e identificar os principais constrangimentos e desafios que se colocam ao exercício da profissão.

Os dados indicam que há quase tantas mulheres como homens a exercer a profissão e que os jornalistas têm, em média, 39,9 anos. Pouco mais de metade tem uma relação conjugal. Por comparação com o primeiro estudo sociológico sobre a atividade jornalística em Portugal, publicado em 1988, pelo professor Paquete de Oliveira, os jornalistas são agora ligeiramente mais novos.

Em 1987, ano a que se referem os dados analisados em “Elementos para uma sociologia dos jornalistas portugueses”, a idade média dos jornalistas portugueses (calculada a partir dos pontos médios de cada escalão etário) era ligeiramente inferior aos 41 anos, ou seja, cerca de um ano mais velhos do que em 2016.

Os jornalistas têm uma escolaridade superior à média nacional, com quase 80 por cento com, pelo menos, frequência universitária. Este dado é quase o dobro do registado em 1987, quando apenas 39,8% dos jornalistas tinham chegado à universidade.

A Área Metropolitana de Lisboa emprega quase dois terços dos jornalistas portugueses e quase metade dos restantes trabalha na região Norte. Segundo o trabalho do professor Paquete de Oliveira, a região de Lisboa concentrava, em 1987, cerca de 80% dos profissionais, o que denotava “um concentracionismo geográfico com epicentro” na capital.

O estudo “Os jornalistas portugueses são bem pagos? Inquérito às condições laborais dos jornalistas em Portugal” é composto por 78 perguntas e foi respondido por quase 1600 jornalistas, entre 1 de maio e 13 de junho de 2016, tendo sido validadas 1491 respostas.

Os resultados globais serão apresentados no 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, a realizar no Cinema São Jorge, em Lisboa, entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2017.

Partilhe