Jornalistas suspensos por assistirem a concerto nos EUA

O diário “Saint Paul Pioneer Press”, do estado norte-americano do Minnesota, suspendeu por três dias os jornalistas Chuck Laszewski e Rick Linsk, por estes terem assistido ao concerto anti-Bush “Vote for change”, no dia 5 de Outubro.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), esta será a primeira vez que um jornal sanciona os seus profissionais por assistirem a este tipo de concertos, apesar de vários títulos norte-americanos terem imposto proibições deste género ao seu pessoal.

A 27 de Setembro, uma semana antes do concerto, a editora Vicky Gowler fez circular uma nota interna que, “por motivos éticos”, proibia os funcionários de terem actividades que entrassem em conflito com a sua profissão, mencionando em particular a assistência de concertos políticos de recolha de fundos.

Em declarações à RSF, Chuck Laszewski afirmou que a referida nota interna não lhe dizia respeito, pois pertencia à equipa de jornalistas de investigação e não à secção de política.

O jornalista frisou ainda que foi a um concerto e não a um comício político, relembrando que sempre prestou muita atenção à ética profissional, tendo chegado a lutar pela criação de um comité de ética no jornal, em 2000.

Este caso foi também contestado pela organização sindical norte-americana Newspaper Guild, que pondera levar a suspensão dos dois jornalistas a arbitragem, embora tal só possa vir a acontecer em 2005.

Partilhe