Jornalistas marcam greve para Novembro na Lusa

Os jornalistas ao serviço da Agência Lusa decidiram hoje, em plenário de redacção, convocar uma greve para Novembro como forma de protesto contra a decisão da empresa de rejeitar negociar quaisquer aumentos salariais para o ano em curso.

A decisão foi tomada após representantes da Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) terem informado os trabalhadores que foram infrutíferas as diligências levadas a cabo em sede de conciliação, no Ministério do Trabalho, já que a Administração da Lusa se mostrou irredutível na sua posição, recusando mesmo a proposta de conciliação de 1% de aumento salarial, idêntico ao que foi feito noutras empresas de capitais públicos, como a Caixa Geral de Depósitos, apresentada às partes pelo representante do Ministério.

Na resolução aprovada pelo plenário de redacção, os jornalistas decidiram ainda voltar a reunir no dia 12 de Outubro, às 14.30h, mas desta feita à porta das instalações da sede a Agência, em Lisboa. Nessa altura será definida a data da greve marcada para Novembro.

A resolução – aprovada com 40 votos a favor, uma abstenção e sem votos contra – apela ainda à participação dos trabalhadores dos restantes sectores da empresa no plenário de Outubro.

Partilhe